9 de dezembro de 2020

A dor de esperar muito dos outros

 Graça e Paz de Cristo Jesus, meus amados irmãos!

Quando eu era adolescente tinha alguns amigos e amigas com condições financeiras bem melhores do que a minha, e eu nunca tive nenhum problema em relação a isso, conhecia os meus limites baseados nas possibilidades dos meus pais de custear as minhas necessidades e caprichos.  Acredito que assim como naquele tempo, essa situação ainda se repete em minha vida de diferentes aspectos, que poderia resumir em uma simples frase: cada um tem o seu limite. Por exemplo: eu tenho uma amiga extremamente tímida, que não suporta falar em público e sente-se extremamente desconfortável quando colocada nessa situação, logo, eu sei que não posso esperar que de uma hora para outra ela se aposse de um microfone e se pronuncie para um público.

É justamente daí que nasce a dor de se esperar muito de alguém, porque as pessoas só podem oferecer aquilo o que elas têm, e nem todos são contemplados com um sacrifício, um além do que se pode. Vale ressaltar, que a nossa personalidade é construída ao decorrer das nossas vidas, de acordo com a nossa educação familiar; convivência com amigos da escola, faculdade, trabalho, igreja; cultura advinda de livros, músicas, filmes. Cada mente é um mundo gigantesco de ideias e desejos. Por isso, precisamos encarar as pessoas como um todo, percebermos suas fragilidades e ao mesmo tempo o nosso grau de importância em suas histórias, para saber se estamos incluídos entre aqueles que valem algum sacrifício, nem que seja de vez em quando.

O “esperar que alguém possa nos fazer feliz, esperar ser surpreendido por uma gentileza gratuita, o esperar por uma iniciativa, um presente, um algo novo e melhor” pode ser uma grande ilusão prestes a explodir em forma de frustração bem em cima da gente. Aqui entra o Regente de tudo, quando depositamos alguma esperança em homens e mulheres, fatalmente seremos decepcionados, independente de quem quer que seja, pode ter o nosso sangue ou não, filho, esposa, marido. Tudo fica mais leve quando olhamos para o alto e lançamos todas as nossas expectativas em Cristo, porque (por mais que possa parecer clichê) Ele é o Único que não possui limitação alguma e tem o poder de surpreender de verdade o nosso coração, inclusive o seu sacrifício foi e para sempre será absolutamente incomparável, somos tão valiosos para Ele, fomos comprados e remidos por um alto preço: seu sangue carmesim.  

Espere pouco de você, não espere nada dos outros e espere tudo de Deus.
Você irá aprender a não se decepcionar.

Pr. Claudio Duarte

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário