5 de março de 2024

O Papel da Mulher Cristã

 É inegável que ao longo dos anos, a mulher tem conquistado funções e assumido lugares que até então pertenciam somente aos homens. A mulher que tinha como responsabilidade, administrar o seu lar, ser uma boa mãe e uma esposa atenciosa, passou a ir além, conquistou a oportunidade de estudar, (e estudar o que quiser), trabalhar, empreender, prestar concurso público, entrar nas forças armadas, mostrar o seu valor, provar a sua força e capacidade.

E a mulher cristã? Ela também pôde avançar? Ir além das portas que lhe conferiam a identidade de “do lar”? Claro que SIM! A mulher cristã, evangélica também faz parte dessa evolução feminina. Nada impede que a mulher cristã se lançar ao desafio de concorrer a um espaço no mercado de trabalho, de estudar, conquistar uma posição na área em que ela se identificar, crescer e se desenvolver profissionalmente.

Porém, ela sempre deverá pautas suas decisões conforme o que o Evangelho ensina, pois antes de fazer as suas próprias escolhas, ela precisa apresentar os seus planos ao Senhor, para sempre agir de acordo com a vontade de Deus, que se revela através do seu Espírito Santo em nosso interior.

E quando ela é casada? É aqui que surge uma série de questões que o mundo, muitas vezes, não compreende e preferem nos intitular como machistas. A começar, que a Bíblia nos ensina que o homem é o cabeça da mulher. Mas, para entender esse contexto, vamos analisar Efésios 5, em que Paulo nos orienta nos dois primeiros versículos a sermos imitadores de Deus e a vivermos em amor.

¹. Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

².  e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Então, os versículos seguintes traz uma série de recomendações, e a partir do versículo 22, ele se direciona ao homem e a mulher de maneira específica:

²². Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,

²³. pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

²⁴ Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

²⁵ Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

²⁶ para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

²⁷ e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

²⁸ Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.

²⁹ Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,

³⁰ pois somos membros do seu corpo.

³¹ "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne".

³² Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja.

³³ Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

Em suma, em Efésios 5:22-33, encontramos a seguinte orientação mulher se sujeite ao seu marido e o marido ame sua mulher, como Cristo ama a igreja, como ele ama o seu próprio corpo. Lembrando portanto, que a primeira recomendação desse livro é de sejamos imitadores de Deus e vivamos em amor.

A Palavra, muitas vezes é mal interpretada, ou é moldada a algumas conveniências machistas! Quando escutamos que a mulher deve se sujeitar ao seu esposo, e olhamos o nosso contexto social, onde inúmeras mulheres são mortas todos os dias por causa da falta do controle emocional de muitos homens, onde tantas mulheres são violentadas, estupradas, expostas, desrespeitadas… a gente considera um absurdo seguir tal orientação. Mas, veja… a sujeição aqui é em amor, e não dessa maneira que o mundo quer que acreditemos, onde o homem determina uma missão como um general e a mulher obedece como um soldado, batendo continência, porque casamento não é um quartel, é uma união de amor.

Quando a Palavra nos ministra, recomendando: Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, e assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Entenda que essa sujeição em tudo, como diz o texto, em outras palavras é: não haja como se não fosse casada, lembra-se que você tem um marido, em tudo lhe deixe a parte da sua vida, você e o seu esposo são um só diante de Deus. Mas, o mundo e até alguns religiosos distorcem isso, considerando até que se trata de uma sujeição doméstica, que está apenas relacionado a afazeres domésticos e de mãe. Por isso, consideram as Escrituras antiquada e machista, por pura ignorância da essência do Evangelho.

Essa sujeição, esse senso de responsabilidade dentro do casamento, faz a mulher se enxergar como a ajudadora do seu esposo, como alguém que estará ao seu lado, lhe apoiando, colaborando para a harmonia do lar, que terá olhos, atenção para a sua família, que saberá dar prioridade para a sua identidade de esposa, correspondendo aquele amor que o homem lhe dá.

O marido é o cabeça, pois o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, e a partir dele que foi feita a mulher, a partir da costela de Adão, e ele tem a responsabilidade de amar a sua mulher, como Cristo ama a igreja. A verdade é que o homem que ama a sua mulher, sempre vai desejar o melhor para ela, vai encorajá-la a descobrir todo o seu potencial, vai ser o seu parceiro, vai ter orgulho dos seus feitos, e fazer tudo que estiver ao seu alcance para vê-la feliz e realizada.

O homem que não ama, oprime, desdenha, aprisiona com excessos de ciúmes, disputa, a ridiculariza e não é digno de nenhum tipo de sujeição, porque não age conforme a Palavra. Muitas vezes, as mulheres se vêm numa relação, onde elas não enxergam o marido como o cabeça, até mesmo quando existe amor, mas por enxergarem desvios de caráter, imaturidade, excesso de exigências que lhe causam certa frustração e insegurança, não conseguindo se sujeitar como esposa, não encontrando força e motivação para inseri-lo integralmente em sua vida.

Mas, mesmo com todas as imperfeições, enquanto houver amor e temor por Deus, resistira à vontade de dar certo, haverá paciência e oração. Para a mulher que ainda não enxerga o seu esposo como o seu cabeça, ore por ele, para que o Senhor lhe torne o cabeça que o seu coração almeja, semeie o diálogo e a oração no meio de vós, para que haja a mudança agradável a Deus em vossas vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário