3 de fevereiro de 2024

Crente pode fazer tatuagem?

 Graça e Paz de Cristo Jesus, meus amados!

O que a Palavra de Deus diz a respeito de riscar o próprio corpo? Em Levítico 19:28, encontramos a seguinte recomendação de Deus para que Moisés compartilhasse com o seu povo: não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor. Essa passagem condena as tatuagens que eram feitas como parte de rituais pagãos, cultos religiosos e homenagens aos mortos, o que era uma prática comum na época e que até hoje ainda prevalece em alguns meios.

Então, percebe-se que a Bíblia trata desse assunto de forma muito precisa, impõe uma condição muito clara: não cultuar os mortos. Então porque ainda há tanto preconceito contra os cristãos, mais especificamente contra os crentes tatuados? Se não estão incorrendo em pecado condenável pela Palavra de Deus? Religiosidade?

Há muitas justificativas elencadas como: essa conduta vai contra o Espírito Santo, pois o corpo é morada do Espírito Santo. Mas, nós sabemos que se trata muito mais de uma questão cultural arraigada no âmago das igrejas. Pois, por muito tempo apenas a parte marginalizada da sociedade que marcava sua pele com tatuagens cheias de significados contra Deus. Quando víamos um homem ou mulher tatuada, já criávamos uma ideia de que não se tratava de uma pessoa correta! Por isso, para muitos fazer essa correlação entre cristão e tatuagem é quase impossível, é o mesmo que tentar fazer uma correlação entre o bem e o mal.

Mas, Deus tem tomado conta de lugares inimagináveis, tem se manifestado de maneiras impactantes, tem adentrado em lugares outrora onde só havia escuridão, em busca daqueles que os adorem em Espírito e em Verdade, resgatando os caídos, convocado novos soldados, quebrado dogmas idealizados por homens, destruindo barreiras que tentam costurar um véu que já foi rasgado pelo sangue precioso de Jesus.

Há tatuagens que estão riscadas nas línguas e corações que cultuam o mal com suas mentiras e más intenções, mas não estão visíveis! Diferentes daquelas que em nada ferem a santidade de Cristo, mas que por estarem expostas em braços e costas, não passam isentas de julgamentos e preconceitos.

Sim, o corpo é a morada do Espírito Santo, por isso é lícito que não se faça desenhos que cultuem outros deuses, que não seja o Único digno de louvor e adoração: Jesus Cristo, ou que de alguma forma macule a verdade do Evangelho que habita em nós. Sejamos sempre cautelosos.

Sim, o corpo é morada do Espírito Santo, e precisamos nos atentar não apenas em como mostramos o nosso exterior, mas principalmente em como temos cuidado do nosso interior, há tantos julgadores entregues aos prazeres da gula, por exemplo, destruindo a sua saúde, seus corpos, sem se preocupar com o seu dia de amanhã, com a sua velhice, sedentários, desequilibrados, inflamados, que parecem ter abandonado a sua morada (corpo) há tempos. Há tantos outros mergulhados em soberba, se considerando muitas vezes melhor ou mais corretos do que os demais, por coisas que diante de seus inúmeros pecados, se perdem como pequenos grãos, se tornando ínfimas na sua caminhada espiritual.

Que a visão de muitos se liberte da religiosidade que julga, é altiva e detentora de suas próprias verdades. Pois, o brilho do Espírito Santo vai muito mais além do que vestes cumpridas e ausência de adornos, e, sobretudo, ninguém pode limitar a vontade e o modo de agir de Deus, ninguém pode determinar a maneira que Deus vai agir, tratar ou falar com cada filho seu.

Que tudo seja para a adoração e glorificação do nome de Jesus Cristo, hoje e para sempre. Amém!

Alana Baggioto. 

2 comentários:

  1. Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por transformar em palavras meu pensamento sobre esse tema especificamente.
    O olhar que julga e condena um tatuado fere bem mais que o processo da tatuagem.
    Porém seguimos...um dia de cada vez tendo Cristo como lugar de chegada.
    Que Deus te abençoe e te use cada vez mais.

    ResponderExcluir