7 de setembro de 2021

A Igreja é o Sal da Terra

A Graça e a Paz de Cristo Jesus, meus amados irmãos!

Bem sabemos que o sal é necessário para acentuar o sabor dos alimentos, por isso que a expressão “a igreja é o sal da terra” denota um entendimento de que sem a igreja, a terra perde o principal condimento responsável por gerar a intensidade da vida. Assim como dizer que “a igreja é a luz do mundo”, pois sem a igreja, a terra perece presa às trevas.  Logo, entendemos que no escuro, sem motivação e sem gosto não há vida. Porém, não se trata apenas da igreja como uma construção com a junção de pessoas, mas também da figura isolada do cristão.

Imagem obtida do site: bibliaseensina.com.br

Mas queremos agora, nos ater a igreja construção em que acontece o encontro de irmãos. Assim como o sal faz a diferença na culinária, a igreja faz a diferença no mundo, e principalmente na vida dos cristãos. É preciso reconhecer e, sobretudo, valorizar continuamente a presença da igreja como parte integrante e essencial da nossa caminhada cristã. Ninguém é obrigado a nascer e morrer dentro da mesma igreja, mas sim: devemos estar sempre inseridos no corpo de Cristo, aguçar os sentidos para que o Espirito Santo nos conduza para onde ele deseja que estejamos nos alimentando verdadeiramente da Palavra de Deus e colaborando para o crescimento da obra.

Muitos acreditam que podem ser autossuficientes, uma vez que a igreja somos nós, mas como diz um velho ditado: brasa longe do braseiro esfria. Em uma nação ainda livre como o Brasil, é um privilégio podermos assumir a nossa identidade de cristão e ir livremente frequentar nossos cultos, louvarmos e adorarmos com liberdade de expressão. A pandemia gerada pelo COVID-19, que por algumas vezes obrigou temporariamente o fechamento das igrejas, ao mesmo tempo em que evidenciou a força espiritual de alguns, também demonstrou a fraqueza de outros que só conseguiam se sentir crente ao irem para a igreja.  

Alguns passaram a se sentir tão confortáveis em não poder ir aos cultos, e esse sentimento foi gerando um esfriamento espiritual perceptível, porém negligenciado, dando espaço a outras paixões de pequeno valor que passaram a tomar conta das mentes e corações. Resultado: PECADO. Muitas famílias foram abaladas nesse período, muitos casamentos dissolvidos, além das perdas físicas, também houve muitas mortes espirituais. O pecado adentrou silenciosamente nos lares e embaraçou a fé dos que se consideravam inabaláveis, mas que na primeira onda se desestabilizaram para longe do Pai e tornaram-se presas fáceis nas garras de Satanás.

A igreja é fundamento, a instrução é escudo, a comunhão é brasa que não se apaga.

Pastor em frente a sua igreja destruída por extremistas islâmicos na Nigéria - foto do site: portasabertas.org.br

Fazer parte de uma igreja é uma honra e um privilégio ao alcance de todos os brasileiros (não sabemos até quando) e isso deve ser encarado como uma responsabilidade diante do Senhor, não como um passatempo de fim de semana ou uma espécie de ponto de encontro entre amigos.

Ame a sua igreja, fortaleça-se dentro da sua igreja, ande em paz com seus irmãos, se instrua, participe, não desista... de tantas outras coisas nós insistimos, como no esporte, em uma faculdade, então porque abrir mão tão fácil de ser parte em uma igreja? Você não o faz por capricho pessoal, você o faz porque Deus não é algo que se possa desistir, Ele é eterno, criador soberano e só há vida em seu filho: Cristo Jesus. Amém.

"E vocês?”, perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra (Jesus Cristo) edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".
Mateus 16:15-19

 

 Alana Baggioto

Um comentário: