16 de janeiro de 2021

Perdendo Bênçãos

A Graça e Paz de Cristo Jesus, meus amados irmãos!

Existem circunstâncias ruins pelas quais somos obrigados a passar e que não há nada que possamos fazer para evitá-las ou simplesmente escapar delas. Diferentes razões nos prendem, na realidade, nos submetem a elas de maneira que só é possível sentir o sabor amargo descer pela garganta, o coração desfalecer dentro do peito e a frustração tolher a nossa alma deixando-a bem pequenininha e sufocada.  Quem nunca já se viu assim? Mas, acredito que como dizia o matuto de uma novela famosa: - Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é 'pra meiorá!

Nós, como cristãos, sabemos que tudo o que Deus permite que nos aconteça é com um objetivo. Não é nada por acaso, ou que de qualquer forma iria acontecer. Quando nos entregamos nas mãos de Deus, passamos a ser responsabilidade Dele (inclusive eu já escrevi isso em alguns textos), mesmo acertando ou errando, mesmo se dedicando ou vacilando, independente da situação, enquanto proclamamos que só o Senhor Jesus é o único digno da nossa adoração e o legítimo Salvador das nossas almas, pode ter certeza que tudo o que vivemos está debaixo dos propósitos de Deus.

Mas, sabe o que é mais reconfortante? É saber que após uma batalha vem a vitória, a caminhada cristã é feita de batalhas, e também de muitas vitórias. Tudo isso faz parte da nossa história, a cada luta uma sobrecarga de conhecimento, de sabedoria, de experiência, de intimidade com Deus. A cada vitória, um período de regozijo, de calmaria e descanso. Sim, Deus permite que passemos por grandes tempestades, mas Ele não nos abandona em meio aos ventos impetuosos, Ele nos ensina a lutar, Ele nos faz fortes, nos prova e nos concede a medalha de vencedor.

E depois que conquistamos a medalha de vencedor, é possível de alguma forma perdê-la? Em outras palavras: é possível perder uma benção, depois de tanto esforço para alcançá-la? Sim! Existe uma condição debaixo do céu para preservarmos nossas bênçãos. Em Mateus 6:33, a encontramos:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

A condição então é: buscar a Deus em primeiro lugar, e as bênçãos temporais e materiais nos serão preservadas. Já notou que quando estamos desfrutando de um longo período de calmaria, nossos objetivos tendem a desfocar de Deus, de reservar aqueles momentos de oração e conversas que costumávamos ter com Ele? De nos permitir falar sobre Ele com os estranhos, de compartilhar nossos testemunhos de fé, parece que nos firmamos mais na carne, nos nossos próprios impulsos, deixando de ceder um espaço para o Espírito Santo agir por meio de nós. Então sim, perdemos nossas bênçãos, uma a uma, até ao ponto de se zangar com Deus, acreditando que Ele nos abandonou, quando na verdade fomos nós que O abandonamos e resolvemos viver regidos por nossas próprias intuições.

Isso me fez recordar daquela geração que saiu do Egito, que foi liberta da escravidão, mas por desobediência nunca entrou na terra prometida. Perderam a benção! Apenas Josué e Calebe conheceram a terra de Canaã. É como li certa vez: Tem Gente perdendo bênçãos (no plural) no futuro, por não saber lidar com UMA benção (no singular) que ganhou no presente (Márcio Otnniel).

Alana Baggioto

Nenhum comentário:

Postar um comentário