24 de maio de 2022

O seu feeling espiritual está acionado?

 Graça e Paz de Cristo Jesus, meus amados!

Muitas vezes nos ouvimos que o cristão precisa estar vigilante… sempre vigilante para não pecar, entristecer e afastar o Espírito Santo de Deus.

Não se assentar na roda dos escarnecedores, não agir como um ignorante a respeito das ordenanças bíblicas. Não emprestar a língua para o inimigo, proferindo mentiras e julgamentos maldosos. Não trair seu cônjuge, seus filhos, seus amigos. Ser fiel, ser leal, ter um caráter reto e justo.

O caminho que nos leva a Deus é cheio de renúncias das coisas desse mundo, e principalmente de nós mesmos, da nossa vontade pecaminosa. Tudo começa com uma transformação interna, da nossa mente e coração, onde os desejos de outrora passam a perder o sentido e vão sendo semeados novos anseios: o de conhecer Jesus.

Mas para que essa transformação aconteça precisamos nos prostrar diante do Senhor, precisamos querer e buscar aquilo que o Senhor deseja e prepara para nós, somos nós que damos o primeiro passo.

Nós somos um compêndio do que ouvimos, do que assistimos e do que comemos. O mundo ao qual somos apresentados e inseridos, desde quando nascemos, é o responsável por moldar nossa personalidade, nossas preferências e costumes.

Porém, quando nos entregamos verdadeiramente a Deus, damos liberdade para o seu Santo Espírito ir modificando em nós tudo o que não lhe apraz. É acionado um feeling espiritual em nosso interior, uma sensibilidade construída pelo amor de Deus, que nos coloca freios, que desenha limites para os nossos lábios, olhos e ouvidos. Mas que compete a nós respeitá-los e obedecê-los, pois temos o livre arbítrio sobre as nossas decisões.

João 3:30 - É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Por isso, repetimos o que foi mencionado no início: o cristão precisa estar vigilante! Principalmente com aquilo que ouvimos e assistimos. Imagens e cenas capturadas pelo nosso olhar ficam depositadas em nossa mente, influenciam os nossos pensamentos, comportamentos e desejos.

Filmes, novelas, séries, músicas podem ser imensos portais do inferno em nossas mentes. Inclusive a comida pode nos escravizar se não soubermos dosar a quantidade e a qualidade daquilo que escolhemos para alimentar o nosso corpo.

Excessos geram compulsão, ignorância sobre a sua real carência nutricional e condição física, aliadas a uma alimentação irregular deságua em doenças a curto ou longo prazo.

Vigilância é precaução! Sobretudo, é uma forma de repelir para longe o pecado e nos santificarmos, nos esvaziarmos para então sermos um instrumento legítimo nas mãos do Senhor. Precisamos sempre nos diminuir para que o Senhor cresça. Matemos o nosso EU todos os dias para que a Glória de Deus resplandeça sobre nós e dentro de nós.

30. É necessário que ele cresça e que eu diminua. 31. Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. João 3:30-31.

Alana Baggioto

Nenhum comentário:

Postar um comentário