21 de julho de 2020

O Evangelho Romantizado

Graça e Paz de Cristo Jesus, meus amados!

O que significa romantizar? Vocês já ouviram esse termo? Já ouviram algumas pessoas comentando em tom de ironia que hoje em dia tudo é tão facilmente romantizado. Não vejo isso como algo ruim até certo ponto, porque ser capaz de romantizar uma dor pode ser o início de uma cura, pode ser o primeiro passo para um recomeço. É certo que nem todo assunto merece ser romantizado, pois se assim o fizéssemos seria uma tentativa de camuflar um problema ou reduzir a intensidade de uma verdade.

O tal “romantizar” não irá apagar o que aconteceu, na realidade funciona como uma maneira de dimensionar algo. Por exemplo, quando eu perdi o meu pai, escrevia muitos poemas romantizando a minha vida ao lado dele. Eu romantizei a perda do meu pai e o faço ainda hoje, isso não põe fim à ausência que a sua morte me causou, é apenas uma forma que escolhi para curar a minha dor, para diminuir a minha saudade. Cada um constrói o seu próprio refúgio para vencer seus medos, suas tristezas, seus fantasmas, ás vezes é no esporte, na pintura, nos estudos ou na escrita.

Romantizar pode trazer mais leveza para determinados assuntos, mas a verdade não pode ser mascarada, assim como o sacrifício de Jesus Cristo costuma ser romantizado por muitos pastores, a verdade do Evangelho não pode ser moldada conforme a nossa conveniência e deixada de ser proclamada. Não podemos nos acomodar em um Evangelho apenas feito de emoções, a igreja não pode ser vista apenas como um lugar que ministra auto-ajuda. As pessoas estão chorando por causa dos seus próprios problemas, não choram glorificando o nome do Senhor, não se emocionam porque sentem a presença do Espírito Santo. O foco é Jesus Cristo, seus ensinamentos estão acima de toda e qualquer vã emoção, andar com Cristo não garante uma vida livre de problemas, andar com Cristo garante um constante aprendizado e o desejo de ao fim de tudo, Conhecê-lo face a face.  

Alana Baggioto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...