30 de dezembro de 2015

A Alimentação que previne o surgimento do Câncer! O que comer e o que não comer?!

Olá meninas!

Essa semana eu estive com o meu oncologista e conversamos muito! Ele é o tipo de médico que dá ótimos conselhos, muito otimista e centrado, está sempre esclarecendo todas as minhas dúvidas (que não são poucas!!) com bom-humor e profissionalismo! Mas, nesta última consulta, nos conversamos sobre a alimentação durante e após todo o meu tratamento quimioterápico! Alguns pontos abordados, eu já tinha conhecimento, por causa das orientações da minha nutricionista e também porque eu costumo pesquisar muito no Dr. Google!


Eu perguntei para ele se era possível prevenir o câncer de mama com alimentação, ele disse que claro que sim!! O nosso corpo é uma máquina, com células boas e ruins, a nossa obrigação é tornar as células boas em super células e deixar as células ruins morrerem de fome! E como fazer isso? Alimentando-se bem! Existem alimentos que são verdadeiros aliados no combate e prevenção do câncer, pois reforçam o nosso sistema imunológico e atuam como excelentes antioxidantes, muitos são conhecidos como alimentos alcalinos, ou seja, alimentos que auxiliam na diminuição da acidez do sangue e colaboram para o equilíbrio funcional do nosso corpo.

Por isso, eu resolvi fazer um post especial sobre o que um paciente com CA e um ex-paciente deve comer e deixar de comer durante e principalmente após o todo tratamento devido! É claro que isso vale para quem também nunca teve câncer, afinal todos precisam se cuidar, né?

Primeiro, quais os alimentos considerados nocivos para a nossa saúde? Eu estou o tempo todo perguntando isso para a minha nutricionista: - Eu posso comer isso? Eu posso comer aquilo, porque existem certas coisas, que eu fico realmente em dúvida, se eu devo ou não comer! Então, depois de uma extensa pesquisa, agora eu sei:



O que não comer:
1. Doces - Ahh... eu amo comer doce e agora?! O doce é um combustível do câncer, ele está no topo dos alimentos nocivos. Existem, no mercado muitas opções de alimentos diet e light! Mas temos que ficar atentos aos rótulos das embalagens, pois o produto diet apresenta a isenção de determinado nutriente (ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas), enquanto o light apresenta uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. Porém, mesmo assim esses produtos devem ser consumidos com moderação!

2. Alimentos embutidos - tudo o que eu não gosto (SQN!!), presunto, patê, salame, salsicha, linguiça, mortadela... Existem muitos conservantes nesses alimentos, que quando entram no nosso organismo são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas. 

3. Farinha Branca - ai ai ai adeus para o pãozinho francês! Quase tudo vai farinha branca, pizza, pão, tortas salgadas, panqueca... Os alimentos ricos em farinha branca, transformam-se rapidamente em açúcar, o que nos leva novamente para o já foi explicado em relação aos doces. Já que é assim, vamos atrás dos produtos integrais!

4. Carne Vermelha - se consumida em excesso pode trazer muitos malefícios para a nossa saúde. Minha nutricionista me recomendou comer uma vez por semana. O churrasco também é um grande vilão, pois a fumaça que entra na carne, durante o preparo, é altamente cancerígena. 

5. Café, chá preto e chá matte - existe muita controvérsia a respeito do café! Se tomado em excesso, alguns estudos já comprovaram que ele pode ser bastante prejudicial e desencadear o câncer de pulmão. Porém, uma xícara por dia, ou seja, pequenas doses diárias, pode trazer benefícios à saúde. 

No mais, a gente já sabe o que é ruim! Produtos industrializados, salgadinhos, frituras, gordura, comida enlatada... tudo aquilo que é preparado para durar por muito tempo, que alteram o sabor e a essência do alimento, costuma ir muito conservantes, muitos produtos químicos, que com certeza não irão só nos fazer mal, causar diabetes, hipertensão, gordura no figado, como também provocar uma bagunça nas nossas células, ao ponto de gerar tumores malignos!


O que comer? Alimentos alcalinos e antioxidantes




a) Raízes - beterraba, cenoura, nabos e rabanetes;

b) Crucíferas - repolho, couve, couve-flor, brócolis - são os maiores aliados na prevenção de alguns tipo câncer, pois aumentam a imunidade do nosso organismo e proporcionam uma melhor digestão;

c) Frutas (e frutas vermelhas) - maçãs, uvas, abacate, limão, melancia. Observação especial para a UVA! A casca da uva  possui um antioxidante chamado resveratrol, um forte aliado no combate ao CA. 

d) Vegetais de Folhas Verdes - espinafre, acelga, alface;

e) Alhoesse alimento é o grande responsável por impedir o fornecimento de sangue para a formação de novos tumores, impedindo dessa maneira a propagação do câncer. Ele combate e previne o câncer!!

f) Pepino - é um alimento classificado como altamente alcalino e possui uma substância chamada lignana, conhecida por reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, útero e próstata.


g) Chá verde - esse chá possui uma substância chamada catequina, responsável por inibir o crescimento de células cancerígenas. Porém, não é indicado o uso do chá verde, durante o tratamento de quimioterapia. 

h) Feijão - está leguminosa é uma velha conhecida do nosso prato diário, só que eu nunca gostei de comer! O feijão preto e o branco são fortes inibidores das células cancerígenas em tecidos adjacentes. E como a minha mãe já dizia: quem come feijão não morre de anemia, pois são fontes de ferro, cálcio, vitaminas, sais minerais e proteínas! 

i) Azeite de oliva - me recomendaram tomar uma colherzinha por dia, pois o azeite de oliva tem capacidade de danificar o gene cancerígeno que aparece em 25 a 30% dos casos de câncer de mama. 

j) Graviola - ainda existe muita controvérsia a respeito do poder da graviola no combate ao câncer. Porém, é inegável que essa fruta (muito gostosa!!) tem um poder ímpar de elevar a nossa imunidade  

l) Ômega 3, glutamina e vitamina D - eu passei a tomar em suplementos indicados pela minha nutricionista e pelo meu oncologista! Em outra postagem, eu conto mais sobre a função e a importância desses suplementos para a nossa saúde!

Espero que tenha colaborado com essas informações!
Vamos nos cuidar, né?
Existe um mundo de opções para seguirmos uma alimentação saudável... pode parecer difícil no início, eu sei (ai ai ai... como eu sei!!), mas é bem melhor sacrificar aquelas guloseimas, excluindo-as do nosso corpo, do que o nosso próprio bem estar em uma cama de hospital!! 

Beijoss!!
Att. Alana Baggioto




Um trechinho de uma entrevista!!
Posso prevenir o câncer de mama com alimentação?
Verdade – Diversos estudos demonstram que alimentos com ação anti-inflamatória e estimulantes do sistema imunológico previnem o aparecimento de alguns tipos de câncer, inclusive o de mama. Alguns destes alimentos são: alho, frutas vermelhas,ômega 3 (salmão, sardinhas, atum, linhaça, chia, entre outros), castanhas (do Pará, amêndoas, nozes, entre outros).
Baixos níveis de vitamina D aumentam o risco de câncer de mama?
Verdade – diversos estudos demonstram que baixos níveis de vitamina D aumentam o risco de câncer de mama. Apesar de Salvador ser uma cidade com boa exposição solar, o cotidiano dentro das casas e edifícios e uso de bloqueadores solares tem criado uma epidemia de baixos níveis de vitamina D. Só devemos lembrar-nos do câncer de pele e ter uma exposição solar consciente e segura.
Fonte: Mitos e verdades sobre o câncer de mama (http://www.hportugues.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário